domingo, 27 de fevereiro de 2011

I Grande Prêmio de São Paulo - Parte II



Os participantes

Bancada pelo Comendador Sabbado D’Angelo, a tradicional Scuderia Ferrari participou do IV Circuito da Gávea e ficou, também, para a prova de São Paulo, tendo seus carros conduzidos por Attilio Marinoni e Carlo Pintacuda.

Além deles, destaque para Hellé Nice e seu Alfa Romeo “Pássaro Azul” e os três argentinos: Vittorio Coppoli -vencedor do “Circuito da Gávea”-, Victorio Rosa e Augusto Mac Carthy.

Com o limite máximo de 20 participantes estabelecido pela organização e as pré-inscrições de Manuel de Teffé, Domingos Lopes e mais 6 estrangeiros, restaram 12 vagas para o restante do grid, que foram definidas pelo cartel de pontos e vitórias entre corredores brasileiros de destaque.

Sob a manchete “Realiza-se amanhã, finalmente, a primeira disputa do Grande Prêmio da cidade de S.Paulo”, o jornal enumerou os inscritos e destacou ainda uma homenagem a Irineu Correa, que foi o primeiro piloto brasileiro a ganhar uma corrida no exterior (Estados Unidos, 1920).

Vencedor do Circuito da Gávea em 1934, Corrêa faleceu durante a realização da mesma prova no ano seguinte, após bater seu Ford V8 em uma árvore e cair no canal da avenida Visconde de Albuquerque.

“2 – Pintacuda, 4 – Lourenço Ferrão, 5 – Victorio Coppelli, 8 – Manoel de Teffé, 10 – Sartorelli, 12 – Irahy Correa, 16 – Serafim Almeida, 18 – Luis Mastrojacomo, 20 – Francisco Landi, 22 – Eduardo Oliveira Junior, 24 – Antonio Lage, 26 – Vitorio Rosa, 28 – Virgilio Lopes, 30 – Tavares de Moraes, 34 – Hellé-Nice, 36 – Domingos Lopes, 38 – Pintacuda, 40 – Marinoni, 42 – Nascimento Junior.

Nascimento Junior dará a partida ocupando o lugar correspondente ao número 32.

Em virtude de ser o número 32 sempre preferido pelo grande 'az' Irineu Corrêa, a Comissão organizadora prestou hontem uma homenagem ao mallogrado volante não usando-o".

No mais, o jornal publicou um breve resumo da véspera do grande acontecimento: “Ainda hoje serão feitos alguns trabalhos de reparação na pista. Effectivamente, os treinos hontem realizados, demonstraram a existência de algumas falhas que foram annotadas para o devido reparo, durante o dia de hoje.

Durante todo o dia de hoje, os volantes se manterão em repouso. Apenas a numeração das machinas requererá algum tempo dos corredores”.

A véspera

Os prognósticos sobre o desenrolar da corrida eram os mais variados. Muitos consideravam o italiano Carlo Pintacuda o grande favorito para a vitória, o que feria o amor próprio dos brasileiros, que, na noite anterior ao evento, já se aglomeravam em torno de fogueiras ao longo do traçado, comendo amendoim e pipoca. o traçado. “Qual nada... Ele tem que se haver com Teffé e outros, os brasileiros não tem boas machinas, porém possuem uma coragem à toda prova e uma vontade extraordinária de vencer”, revelou um dos espectadores.

Continua...

4 comentários:

  1. Felipão,


    Esse sentimento de lutar para vencer é algo muito interessante na determinados aspectos da alma brazuca, pena que na politica não façamos isso!

    abs

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  2. Felipão, é você mesmo??? Aquele??? he, he
    Saudades, cara,

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  3. GRANDE FELIPÃO.

    A veia do jornalista.

    É sempre esta veia do jornalista.


    PARABÉNS.

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  4. Felipão, meu caro,

    parabéns pelo blog... excelente conteúdo...

    mas estou sentindo falta de novos posts...

    se puder, visite também meu blog > POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

    um grande abraço...

    André Candreva

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