sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FNM, a equipe


A equipe da FNM, vencedora na V Mil Milhas

Com Mário Olivetti, Amilcar Baroni, Chico Landi e Christian Heins, a "Fenemê" surgiu obtendo grandes resultados em provas de longa duração.

Também, não era para menos. O FNM JK, que levava esse nome em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek, tinha todas as características de um legítimo Alfa Romeo: -A estabilidade, o motor de quatro cilindros em linha de 2 litros e 108 cv, câmaras de combustão hemisféricas, duplo comando de válvulas no cabeçote, câmbio de 5marchas e pneus radiais.

Uma verdadeira revolução para a época.

Contando com a verba de patrocinadores como "Caracu" e as facilidades de uma estatal, a FNM importava equipamentos da Itália para "apimentar" os motores de corrida.

Coube ao engenheiro Amilcar Barone incorporar ao JK um diferencial autobloqueante, copiado de uma Ferrari pilotada por Landi, e dois carburadores Solex 35 horizontais. Assim, passaram a extrair 145 cv do motor.

Com esse respaldo, a equipe venceu, já em 1960, as Mil Milhas brasileiras, com o JK pilotado por Heins e Landi (foto acima).

Nas 24 horas de Interlagos, a equipe conquistou os três primeiros lugares, um verdadeiro feito histórico. As duplas Álvaro e Ailton Varanda, vencedores, Chico Landi e seu sobrinho Camilo Christófaro, na segunda colocação, e os engenheiros Barone e Lissoni, em terceiro, garantiram excelente publicidade para a montadora.

Entretanto, apesar do sucesso obtido entre 1960 e 1962, a fábrica optou por retirar o apoio oficial. Muitos pilotos independentes continuaram a correr, por todo o Brasil, com JK.

Inclusive, muitos protótipos surgiram utilizando a base do carro.
Como exemplo, podemos citar os protótipos "Espingarda" (foto acima), que conquistou um segundo lugar nos Mil Kms de Brasília, pelas mãos de Carlos Bravo e Mário Olivetti, e o Tornado-JK 2150 da equipe Camional, pilotado por Jaime Silva e Ugo Galina. Ambas histórias estão aqui.

2 comentários:

  1. Felipão,

    Esses caras desbravaram o caminho, fico imaginando como deveria ser divertido pilotar essas máquinas!

    abs

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  2. Luxo nos carros.

    Potência e confiabilidade nos caminhões.

    A Fábrica Nacional de Motores fez história.

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