sábado, 26 de fevereiro de 2011

I Grande Prêmio de São Paulo

Estou adorando a ideia de vários jornais e revistas colocarem seus acervos na internet para consulta. Assim, como estou de férias e de mudança -esperando os caminhões de entregas e montadores de móveis, instaladores de tv e etc- fico navegando e tentando desvendar um pouco mais de algumas histórias que ficaram para trás.



Como, por exemplo, a obscura corrida realizada em 12 de julho de 1936 pelas ruas do Jardim América, em São Paulo. Meu interesse surgiu quando foram divulgadas na internet imagens do museu de Roberto Lee, em Caçapava. No canto do imóvel, abandonado e empoeirado, repousava um modelo Alfa-Romeo, que muitos diziam ter sido trazido pela corredora francesa Hellé-Nice para a disputa dessa prova.



A Prova

Marcada para um mês após a realização do tradicional Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, o I Grande Prêmio de São Paulo aproveitaria a presença de alguns dos melhores pilotos estrangeiros que estariam no Brasil.

O Automóvel Clube de São Paulo e o Automóvel Clube do Estado primaram pela organização e fizeram tudo com muito critério e antecedência. Não demorou e definiram o percurso, que passaria pela Rua Chile (atual Av 9 de Julho), Rua Estados Unidos, Rua Atlântica, Rua Canadá, Rua Chile e Av. Brasil. Ainda nem se sonhava com a construção do Autódromo de Interlagos, embora já despontassem pilotos famosos, como Chico Landi, por exemplo.

A Tribuna de Honra seria localizada na Praça América, assim como os boxes; a Cronometragem ficaria na esquina da Rua Peru com Av. Brasil, cujos canteiros centrais serviriam de espaço para as arquibancadas;

Após dois momentos de crise intensa, com a quebra da bolsa de Nova York, em 1929, e as revoluções de 1930 e 1932, São Paulo vivia novamente momentos de intensa excitação.

No dia 9, o Comendador Sabbado D’Angelo, italiano radicado no Brasil e proprietário da fábrica de cigarros “Sudan”, ofereceu em sua chácara, situada em Itaquera, um churrasco para todos os organizadores do evento, pilotos, jornalistas, pessoas de destaque na sociedade paulistana, políticos paulistas e ao cônsul geral da Itália. À noite, na Radio Kosmos, mais uma recepção, com a divulgação dos prêmios a serem distribuídos.

Houve ainda uma tentativa frustrada de boicote por parte da Associação dos Corredores Automobilísticos (ACA), do Rio de Janeiro. Descontente com a não inclusão de alguns pilotos cariocas, a entidade solicitou que seu filiado Manuel de Teffé não participasse da prova.

Em matéria publicada na véspera da prova, no dia 11 de julho de 1936, o jornal Folha da Noite mostrou os preparativos para a corrida, que incluíam o deslocamento das ambulâncias e o posicionamento do destacamento policial.

Continua...

3 comentários:

  1. Empolgante... Que venha logo a segunda parte.

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  2. Grande Felipão,

    Nada como um tempo disponivel para navegar sem pressa, procurando por pérolas como essa!

    agradecemos a jóia!

    abs

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  3. Acho que fica pra parte III, mas o que eu quero saber, entre outras coisas, é se choveu.


    hahahahah

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